Grupo 6 -Sidrolândia (Charlaine, Carseléia, Odenir, Adriano, Simone, Madalena e Eliziel)
Contribuição da Prof. Madalena:

Em: 08/06/2015

RETORNO
O texto apresenta as características que devem ter a pesquisa formativa, como é realizada a pesquisa no contexto da escola e também as sugestões de ações imediatas para implementar a prática da pesquisa como principio educativo formativo. Também está presente a metodologia de trabalho colaborativo ( textos com cores diferentes ) assim sendo aguardo a formatação final do texto e a postagem, lembrando que deve ter no mínimo 2 laudas.e no máximo 3.
abraços
Izabel

Texto colaborativo: cada participante deve postar sua contribuição para o desenvolvimento "de todos" os tópicos elencados abaixo, para depois podermos organizar a versão final. Por isso cada um têm uma cor diferente para ser identificado. Depois da leitura do capítulo discorrer sobre:
Características que deve ter a pesquisa formativa desenvolvida por docentes e discentes:Pedro Demo ressalta a noção de pesquisa como principio educativo, formativo. Pesquisar sempre deve envolver procedimentos metódicos. Como todo conhecimento é questão de método, então produzir conhecimento necessita método, ou seja, pesquisar é formalizar, ordenar e padronizar o objeto de estudo. Existem alguns critérios formais para se construir uma boa pesquisa: coerência, consistência, sistematicidade, originalidade, objetivação, discutibilidade. Alguns critérios de cunho político também devem ser levados em conta tais como: intersubjetividade, argumento da autoridade, argumento da perícia, relevância social e ética. Pode-se pesquisar apenas para ganhar dinheiro ou simplesmente por pesquisar. No entanto na escola e na universidade a pesquisa é fundamento discente e docente por razão formativa. A pesquisa não precisa ser unicamente empírica, podemos produzir também textos teóricos, metodológicos, empíricos e textos práticos. Sendo assim a pesquisa vira referência vital na vida escolar, no modo como cada estudante vê as coisas, assim o hábito de questionar vira realidade e vai construindo as habilidades de reconstruir propostas, cenários e expectativas.

-Quais as características e como é realizada a pesquisa no contexto de sua escola:Alguns professores usam a pesquisa como princípio educativo e formativo. Mas, outros ainda usam a pesquisa como uma maneira de "preencher a sua aula na STE".

-Sugestões de ações imediatas para implantar ou implementar a prática da pesquisa como princípio educativo e formativo:Tento desmistificar o conceito de pesquisa como Pedro Demo fala em seu texto dizendo que a pesquisa é inerente ao ser humano, e que não podemos separar a teoria da prática. Tenho essa fala como sugestão durante os pl's dos professores.
- Características que deve ser a pesquisa formativa desenvolvida por docente e discentes.
A pesquisa deve preparar o aluno para novos conhecimentos sobre determinado assunto, onde o investigar passe a ser um estudo mais aprofundado sobre algo com regras próprias, envolvendo assuntos e fatos verdadeiros embasados em relações e conteúdos devidamente aplicados.
- Quais as características e como é realizada a pesquisa no contexto da sua escola.
Em minha escola nossos professores utilizam se de pesquisas comuns e básicas dando oportunidades aos nossos alunos de realizarem observações de imagens e apresentações de slides, que contribuem para um bom desenvolvimento escolar e conhecimento do aluno e é realizada habitualmente sendo participativa e concreta.
- Sugestões de ações imediatas para implantar ou implementar a prática da pesquisa como princípio educativo e formativo.
Uso como sugestão em nossos Planejamentos a oportunidade de usar a pesquisa investigativa, entre outros. A pesquisa investigativa por ela dar um maior suporte ao professor/aluno fazendo com que ambos saiam realizados no fim da proposta dando objetivos claros, direcionando a busca, aprofunda o tema e propõe a produção do aluno tirando o termo copiar colar que vinha sendo realizado cotidianamente. Ajudando na ampliação de horizonte dando oportunidades de visualizações de experiências, onde professor e alunos possam compreender melhor o tema desenvolvido. Propondo ao aluno a oportunidade de ver, pensar e expor sua compreensão.

De com autor Pedro Demo no capítulo 2 do livro Metodologia para quem quer aprender, ressalta a importância de métodos diferenciados para despertar a motivação dos educando quanto a sua construção para ser ter autonomia na aprendizagem onde possa saber elaborar e relaborar suas ideias.
Mostra-nos que aprendizagem adequada recai em pesquisa conhecimento onde se reconstrói se interpreta, com elaboração constante de textos para assim exercitarmos argumentações em base na autoria. Isso pode ocorrer a partir do momento que temos habilidade em fundamentar onde haja dedicação sistemática transformando assim em hábito permanente.
Pesquisar e elaborar o autor traz como conceito algo que deva ser imprescindíveis, fundamentando algo que leve o educando a aprender a estudar em grupos que por sua vez traz uma aprendizagem colaborativa. Sabemos que grandes são os desafios de uma pesquisa bem elaborados, pois requer tempo e planejamento por parte do professor, mas algo que nós profissionais temos que aprender tornar isso concreto, pois além da aprendizagem do professor ter que ser profissional, pois ele é o profissional da aprendizagem. Aprendizagem requer leitura sistemática para se obter uma boa elaboração de pesquisa,nada se adianta copiar e colar se nos educadores não levar nossos educandos a ser autocríticos com uma aprendizagem que possa haver referencias e apoios e contraposições.
No ambiente escolar qual trabalho algumas ações já está sendo implantado para implementar os trabalhos pedagógico dos professores, onde com atendimento individualizado a cada quinze dias montados as aulas na STE, de forma que a pesquisa passa ser algo de principio educativo e formativo, onde alunos tem que expor sua ideias de forma clara e objetiva sobre conteúdo ali ministrada e até mesmo são aulas que venha atender a pesquisa investigativa,montamos passo á passo com objetivos claros que levem educando a refletir e argumentar sobre que pesquisou.
Claro que essa tarefa é árdua de se realizar uma pesquisa investigativa, pois leva tempo e requer dos educadores leituras e uma boa elaboração em seu planejamento, mas é algo que ao poucos estou conseguindo implantar.

- Características que deve ser a pesquisa formativa desenvolvida por docente e discentes.Segundo o autor a pesquisa deve sempre partir do principio metódico educativo e formativo. Por se consistir em processo de construção de conhecimentos os professores devem orientar as ações, considerando sua autonomia de avaliação, assim responsável por pensar em pesquisa que deve estimular que os alunos que nele estejam envolvidos. Os Alunos precisam tomar consciência de que na pesquisa necessitam construir novas ideias e padrões de formalizar e questionar sua pesquisa que vai então aos poucos desencadeando a compreensão pela pesquisa provocada pela visão que os professores ofereceram.

- Quais as características e como é realizada a pesquisa no contexto da sua escola.Em nossa escola utilizam de pesquisas referenciadas nos planos de aulas na sala de tecnologia educacional (pesquisa em sítios) ou em trabalhos de pesquisa apresentado em sala de aula em forma de seminários.

- Sugestões de ações imediatas para implantar ou implementar a prática da pesquisa como princípio educativo e formativo.Estimular, provocar com professores em planejamentos, mostrando que os próprios estudantes podem contextualizar suas pesquisas mostrando as dificuldades impostas no cotidiano em consonância com referencial curricular. O ideal seria promover um problema teórico ou conceitual para que esses possam ser testado e verificado através da pesquisa, elaborada e respondida pelos próprios estudantes.

Características que deve ser a pesquisa formativa desenvolvida por docente e discentes.
A pesquisa dever apresentar valores a fins de somar agregando conhecimento tanto ao discente como docente, a avaliação continua e formativa é questionado na educação desde as suas concepções, fundamentos e organizações para redefinir o ato de pesquisar, pois a criticidade deverá desconstruir para reconstruir um novo conceito

Quais as características e como é realizada a pesquisa no contexto da sua escola.
A pesquisa é desenvolvida de duas formas básicas, Virtualmente através da Internet da sala de tecnologia consultando alguns sites, blogs e paginas informativa ou com material impresso, livros, revistas.

Sugestões de ações imediatas para implantar ou implementar a prática da pesquisa como princípio educativo e formativo.
Pesquisar é o melhor caminho para chegar a um resultado melhor, durante os planejamentos percebo que professores adotam esses método para mostrar as diferentes realidades ampliando as informações dos alunos.



Características que deve ter a pesquisa formativa desenvolvida por docentes e discentes:
Para o autor Pedro Demo, devemos ser sábio, saber pensar. Utilizar dos meios, para construção do conhecimento, como estudar, como aprender e como ensinar. Os professores devem sempre refletir sua praticas docentes, analisar suas postura para uma melhor ensino. Saber pensar é habilidade humana de poder questionar e ser questionado.


É preciso saber escutar uma crítica, porque só quem escuta modestamente uma crítica saber aprender. Por isso dizemos: quem sabe questiona o quem pensa. As coisas se tornam menos agudas, quando unimos bem questionador e auto questionador-se. Quem se autoquestiona questiona o outro de modo mais cauteloso, porque, sabe se trata de se trata de uma bumerangue: o que vi também e volta. (Demo, 2008, p. 57).

E precisa escutar uma critica, pois quem escuta modestamente sabe aprender. A escola e um espaço de interação que deve ser trabalhado as habilidades humanas de questionar e ser questionado.

Quais as características e como é realizado a pesquisa no contexto de sua escola:
Na escola a pesquisa e utilizado como ferramenta para apresentação dos conteúdo com clareza, dinâmica. Oportunizando os alunos a desenvolver conhecimento.

Sugestão de ação imediatas para implantar ou implementar a pratica da pesquisa como principio educativo e formativo.
Pesquisar e dever de todos os educadores, só aprende quem pesquisa. Um professor que não tem a pratica da pesquisa deve parar de ensinar.







Bom dia grupo 6
Muito bom o texto, apresenta coerência, clareza e todos os itens pedidos, para os próximos se atentem um pouco mais para a questão gramatical
, Abraços. Prof. Izabel 01/06